And So It Begins...
Enquanto vos escrevo isto, acabo de saber que entrei para a universidade. Acabo de saber que é para onde eu esperava, vou para a Cidade Neve. Para o curso que eu queria.
Inicialmente a minha ideia era outra, de entrar para aquela que era a minha primeira opção, o mesmo curso num sítio diferente. Se estou contente? Estou. Se estou com um medo do caraças de andar sozinha numa cidade onde fui apenas uma vez (e da qual pouco me lembro)? Totalmente. Se tenho medo de não gostar do curso e depois não encontrar nenhum? Absolutamente. Mas não são estes os medos de todos os universitários?
Já disse e digo de novo, o desconhecido assusta. Não é só a um ou a outro é a todos. Porque não sabemos o que esperar. Porque não sabemos nada e assim pensamos sempre no pior cenário possível. Mas no fim, do que nos serve toda está preocupação? Exatamente, de nada. No entanto não a conseguimos evitar. O prognóstico está no fim do jogo e a verdade é que só teremos certezas assim que colocarmos os pés no terreno. Não sou só eu que estou nesta situação, há milhares de universitários enervados a esta hora que não fecharam a pestana toda a noite a sofrerem por antecipação. Uma coisa é certa, tudo parece impossível até ser feito e tal como os marinheiros, derrotaremos este Adamastor que é o desconhecido do percurso universitário, uma nova fase da nossa vida.
Não vai ser como o secundário. Estão todos (ou quase todos) no mesmo barco e não somos obrigados a andar com quem não queremos. Aqui temos escolha; de amigos, de curso,de festas, de vida. Há, no entanto, um senão. As coisas não acontecem se não entrarmos no espirito. É impossível ter a melhor experiência possivel se vivermos contrariados ou em medo.
Por isso, levanta-te, jovem caloiro, e manda essas precoupações irem dar banho ao cão (Ela bem precisa). Não deixes que o medo do desconhecido te estrague a vida. Por cada ponto negativo há sempre outros positivos que não consegues ver devido ao nevoeiro que são os nervos, mas que estão lá. Vais ter uma casa, amigos novos, exprimentar coisas novas, possivelmente os melhores anos da tua vida até agora. No inicio custa, obvio. Parece horrível, parece o fim, tens saudades, sentes te sozinho, sobrecarregado mas este é apenas o inicio
Com isto dito, saudações académicas, abram o champanhe, façam as malas e assim começa a aventura..!
(P.S - Escrevi isto toda dormente da espera, se algo faz pouco sentido, desculpem)
2 comentários
Muitos parabéns :). Boa sorte para esta tua nova etapa, que é uma grande etapa, diria que até a mais importante na vida de um estudante. Há dois anos atrás, estava eu na tua posição, por isso compreendo perfeitamente o que estejas a sentir. O desconhecido assusta, e o começo da universidade é mesmo isso. É tudo novo, a cidade, os amigos, os professores, o grau de exigência, a praxe... É muita coisa para processar ao mesmo tempo. Mas, tal como tu disseste e muito bem, tudo parece impossível até ser feito. Acredita que o tempo na universidade, se bem aproveitado, serão os melhores quatro anos da tua vida :). Além de aprenderes no teu curso, aprenderás muito sobre a vida, terás novas experiências, farás amizades que, quem sabe, serão para a vida e, sobretudo, crescerás imenso, tanto a nível académico como pessoal.
ResponderEliminarAinda não tive oportunidade de te dizer isto, mas gosto muito do design do teu blog e do conteúdo que aqui partilhas. Se continuares assim, ainda terás muito sucesso :).
Beijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
O meu curso por acaso são 5 anos até e não quatro! Mas vai tudo correr bem em principio e vai haver muito crescimento e amizades o que é bom. Já estive a ver e parece ser bastante intressante as coisas e o sítio. Obrigado, assim espero haha! É sempre bom ouvir palavras assim :) xx
Eliminar