Coisas Que Odeio Na Indústria Da Beleza

by - setembro 02, 2017

Cara Delevingne
Quantas vezes não entramos nas redes sociais e vimos uma série de tipas desconhecidas todas com maquilhagem em tons nude, lábios super cheios, uma base não sei quantos tons acima e um highlighter totalmente exagerado? Pois é, o tal "efeito kardashian", super exagerado, super falso e completamente sem jeito. Irrita-me não só por serem pessoas que para além de não fazerem nenhum, recebem atenção por roubarem ideias de pessoas que mereçem muito mais os holofotes mas também pelos efeitos que tem nas raparigas inseguras que olham para aquilo e veem uma ideia falsa e irrealista de 'beleza natural' que elas tem de conseguir. Uma coisa é fazer uma plástica ou injeções e dizer que se conseguiu o resultado dai, outra é fazê-lo e dizer que não se fez nada. Como é que isto faz as pessoas sentirem-se sobre elas próprias? É estúpido.

Para mim, a maquilhagem é suposto ajudar uma pessoa a sentir-se bem consigo própria ao dar lhe o poder de expressar a sua individualidade. Como é que acham uma pessoa se sente quando olha á sua volta e vê toda a gente igual, clone, quase tipo um episódio de Black Mirror? É triste. Irrita-me que hajam tanto pessoas como marcas que têm as atenções focadas neles e em vez de usarem a sua influência para ajudarem as pessoas a sentir-se bem com elas próprias, convencem-nas que coisas naturais, coisas que as tornam especiais, têm de ser escondidas, eliminadas ou modificadas sem razão que o justifique?

Não faz sentido. Não faz sentido que no mundo de hoje se faça um alarido tão grande por coisas sem mal nenhum só porque 'faz impressão ver' ou 'não é estéticamente agradável'. Qual é o mal se uma pessoa têm muitos sinais? Muitas sardas? Lábios pequenos? Lábios grandes? Aparentemente nenhum, mas as marcas e as pessoas fazem lucro daquilo não nos faz 'bonecas' e nos torna pessoas multidimensionais, com detalhes especiais, tal como peças únicas.  Tanto na maquilhagem como na beleza, não há uma maneira certa de fazer as coisas. Por isso qual é que é a autoridade e a lata de certas alminhas virem nos dizer para sermos assim ou assado porque elas têm um ideal de beleza diferente do nosso? 

Conseguem imaginar se fossemos todos clones? Todos iguais, com os mesmos gostos, mesmos detalhes? Ninguém se sentiria especial. Quereriam todos sair daquele molde. Então, sendo que temos a liberdade de sermos quem queremos porque queremos tanto ser iguais? É um paradoxo. Muitas vezes reparo quando olho para anuncios e passerelles que as modelos são quase todas muito parecidas, jovens com a pele clarinha, cabelos claros ou escuros, olhos verdes ou azuis e sempre magras. Onde estão as mulheres mais velhas? As mulheres negras? As mulheres asiáticas? As mulheres Latinas? As mulheres com curvas? As mulheres com deficiências? Ultimamente já se vê mais variedade mas mesmo assim ela ainda continua a deixar muito a desejar. 

Não somos mulheres falsas. Não somos mulheres da renascença. Somos mulheres do século 21, com formas diferentes, cores diferentes, alturas diferentes e obviamente, detalhes diferentes. Vamos ter todas uma ideia diferente de beleza, claro. Algumas podem gostar de coisas mais naturais, outras mais 'falsas', outras mais clássicas, outras mais alternativas mas temos o direito de o poder viver sem pressões externas de marcas ou produtos. Não há mal em estar atento às tendências, nem há mal em prestar atenção às marcas porque afinal de contas nem tudo é mau mas há que manter o olho aberto e não se deixar influênciar no sentido negativo.

Quais são as vossa opiniões no assunto? O que mudariam na indústria da beleza?


You May Also Like

0 comentários

Todas as fotos no blog são do Pinterest/Tumblr ou pessoais. Não usem fotos minhas sem autorização. Todas as opiniões expostas neste blog corresponde apenas às opiniões da blogger. Obrigado pela tua visita :)