Parcerias: Até Que Ponto Devemos Ir?

by - janeiro 15, 2018


Ouve-se muitas vezes quando o assunto é parcerias várias coisas (daquelas sem qualquer nexo) que toda a gente sabe de trás para a frente e francamente irritam. Nomeadamente o clássico "Estão te a pagar tens de falar bem do produto senão não querem trabalhar mais contigo." Não. 

Lembro há pouco tempo de estar a falar disto com a minha mãe e dizia se alguma vez me convidassem para algo, que escreveria exatamente aquilo que achava, contrariamente àquela ideia que o blogger/influencer tem de se "vender" para manter os patrocinadores felizes e trair os seguidores que o levaram ali e a si próprio. Não faço ideia donde é que esta lógica veio. Afinal, porque razão haviamos de fazer uma coisa assim só por nos estarem a dar dinheiro?

Um blogger, acima de tudo, é blogger porque quer, porque gosta do que faz a algum nível e não porque tem o dinheiro em mente. Não vou ser hipócrita, o dinheiro é sempre importante, claro e se o podermos fazer de fazer algo que gostamos, melhor. Porque uma coisa é certa, não metam ideias, ninguém chega a esse nível e se torna "grande" por escrever só com essa intenção, simplesmente não funciona.

O que me faz estranhar quando dizem algo assim é a assumpção de que uma marca decide trabalhar com alguém só porque fica bem ter uma pessoa a dizer bem dos produtos cegamente como aqueles anúncios dos Calcitrins (? é que nem me estou para ralar, vocês sabem os quais são) em que colocam Cristinas Ferreiras ou Júlias Pinheiro a dizer "Este produto é super bom! Podem confiarem mim porque sou a personalidade X/Y!" e as pessoas caem que nem patinhos. Para mim é falta de honestidade e irrita-me profundamente. 

Por um lado é bom receber o dinheiro, mas se for de 'enganar' mais vale ficarem com ele. Às vezes oiço a minha mãe a queixar se da propaganda que os youtubers fazem e que depois os miúdos, que não sabem que eles estão a ser pagos para aquilo e falar bem, vêm chatear os pais que querem um iPhone X porque o não-sei-das-quantas disse. É ridiculo. Custa-me a pensar em falar de um produto que sei que não é nada de jeito ou há melhores por muito menos e pessoas a gastar nele o dinheiro que lhes demorou a arranjar naquilo por eu ter dito. Vale mesmo a pena mentir às pessoas,  perder a nossa essência e deitar fora tudo o que conseguimos por uma marca que quer uma visão rosinha das coisas? Enganar?

Digo isto e esta é a minha opinião: Se uma marca não está disposta a ouvir os dois lados da história (positivo e negativo) para poder melhorar e aceitar criticismo construtivo (obviamente que iamos partir a loiça toda , insultar o cão do vizinho e incendiar um caixote do lixo por não gostarmos de algo, não é) não vale a pena. Não sou expert e não saberei obviamente de todos os fatores que as marcas tem em conta para escolher pessoas e os seus valores éticos mas como eu vejo as coisas, não são escolhas que se façam só por números ou feeds bonitos. São decisões que devem ser pensadas, com pessoas cujos valores concordem e valorizem, que passem a ideia e encaixem a voz que a marca procura. 

Ninguém quer transmitir falsidade (marca ou pessoa), então porque deviamos fazê-lo estando a receber dinheiro e fazer dos outros parvos para o nosso ganho?  Se algo, não estamos realmente a ganhar.. O que pensam deste assunto? Eram capazes de fazer parceria desta forma?






You May Also Like

4 comentários

  1. o titulo cativou me imenso e adorei o que escreveste!!! ultimamente algumas marcas têm me abordado e tenho tido imenso cuidado para apenas aceitar aquilo que realmente acho que pode resultar e em produtos que eu propria compraria
    acho mesmo importante darmos a nossa opinião sincera porque os blogs são mais que tudo um sitio super intimista e de confiança, ou pelo menos, deviam ser
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. heheh obrigado (quase corei)! Acho que é exatamente isso. Os olhos estão na cara por alguma razão, há que ter juizo e não fazer decisões à cega, ter algum critério de escolha e escolher sempre aquilo que nos pareça melhor. Fazes bem :) xx

      Eliminar
  2. Apesar de não ter parcerias concordo plenamente contigo! Não é porque uma pessoa aceita estar a fazer parcerias que tem de enganar aqueles que seguem o seu trabalho e percurso como blogger para vender.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, há que ter essas coisas em consideração.. Infelizmente há muita gente que se esquece e cada vez mais mas o que importa é haja quem tenha integridade e respeito pelo seu trabalho que também há :) xx

      Eliminar

Todas as fotos no blog são do Pinterest/Tumblr ou pessoais. Não usem fotos minhas sem autorização. Todas as opiniões expostas neste blog corresponde apenas às opiniões da blogger. Obrigado pela tua visita :)