De vez em quando temos dias maus, acontece não é? Outras vezes estamos simplesmente cansados, desgastados ou desmotivados. Também acontece, é normal. Até a pessoa mais paciente ou mais alegre já teve momentos em que ficou meio desorientado e teve de parar um pouco para re-examinar os seus objetivos ou motivações e talvez fazer uma pequena pausa. É dificil, no entanto, arranjar tempo. Como poderemos repousar ou pensar calmamente nos assuntos se estivermos sempre em agitação? Por vezes temos pessoas que nos ajudam, o nosso animal de estimação para abraçar (Nunca abraçem um gato a não ser que seja mesmo um anti-gato se quiserem manter a visão, a sério), algum tempo para distrair, possivelmente ver umas séries ou uma novela, ler um livro, sair, descansar no sofá.. Já se costumava dizer, "A vida custa, Costa!" e por isso de uma maneira ou de outra der por onde der, temos de continuar mesmo que custe, mesmo que nos sintamos perdidos ou confusos, ansiosos ou não, e encontrar pequenos truques para escapar ao monstrengo que é a desmotivação e tentar manter a cabeça à tona, mesmo que temporáriamente.
Recentemente li um post da A Girl, Obsessed, uma blogger que sigo, sobre como ela conseguia encontrar motivação e manter-se focada naquilo que estava a fazer sem a perder, ver as coisas de uma perspectiva positiva, o que me levou a desenterrar este post. Já à bastante tempo que ando para fazer um post desses mas a verdade é que tanto na blogosfera como no geral, tendemos a falar um pouco de coisas que não sabemos bem. De facto podemos dar bons conselhos, conselhos que funcionem bem para algumas pessoas, a maioria até, mas dize-lo de cabeça, de lógica e factos por nos soar racional não é a mesma coisa que dize-lo do coração, de experiência genuina porque nos ajudou, tendo nós os nossos problemas especificos e não generalizações que encontramos em qualquer livro sobre psicologia.
Como é óbvio não podemos entrar em detalhe sobre problemas especificos porque corremos sempre o risco de apenas se dirigir a uma audencia muito reduzida de pessoas, e por isso tendemos a generalizar. O truque é pegar nas nossas experiencias e tentar pensar o que podemos daí tirar que possa servir como uma lição. Assim, tentei fazer uma pequena lista de atividades e ideias para praticar self-care, e tentar manter alguma determinação quando os fatores externos e internos nos apoquentam.
1. Faz um cházinho que gostes
Um cházinho quente para além de ser uma delicia depois de um grande dia e saber super bem, especialmente agora que está a ficar frio (Hello, tempo? Estamos em Novembro..), é reconfortante e pensar bem começa com ações e tentar fazer com que nos sintamos bem.
2. Tenta manter sempre o teu cantinho arrumado
É dificil manter a casa arrumada com tão pouco tempo mas no fundo ao rodearmos-nos de desarrumação e desordem, estamos quase a aceitar que o mesmo aconteça na nossa vida. Se arrumarmos a casa, pode custar mas depois sentiremos nos bastante mas produtivos e capazes. Para além da pica que nos dá realizar com sucesso algo, está provado cientificamente que atividades como limpar a casa, fazer a cama ou lavar os pratos, produtividade inconsciente, preparam o nosso cerebro inconscientemente de um estado de moleza para um em que estamos prontos a desempenhar de forma realmente produtiva as atividades que requerem foco como estudar ou trabalhar.
3. Faz mesmo que te assuste
Quando me custa fazer qualquer coisa lembro me de uma frase da Amy Poehler: "Grandes pessoas fazem as coisas antes de estarem preparadas.", o que é verdade. Nunca realmente estamos preparados para nada, é uma questão de relacionarmos o fazer com o não fazer. O que ganhamos se não o fizermos, se ficarmos a questionar e a arranjar mais detalhes? Provavelmente nunca vamos avançar porque estaremos presos nesse estado. Assim, fazer é muito mais lógico. Enquanto desempenhamos a atividade temos tempo para a entender e perceber se a quermos mesmo, e senão então o que queremos. Se chegarmos á conculsão que não deu em nada, ou menos não estivemos parados.
4. Mete uma mascara e fecha os olhos
Por vezes, aquilo que é realmente preciso é termos um momento para nós, para distrair. Pode ser algo simples, um chá, uma música animada, uma vela acesa, fazer um bolo, ver uma série ou simplesmente descansar.
5. Acende uma vela e mete a tua música favorita
6. Aprende algo novo
Aprender algo novo pode não só ser recompensante, como uma maneira de 'arejar' a cabeça e de conseguires alguma motivação. Quer seja aprender uma lingua, culinária, fazer unhas, jardinagem ou escrita, começar algo novo mete sempre uma pessoa curiosa e ansiosa e para além de poderes descobrir algo que gostas (Pode acontecer), também abres um pouco os horizontes e tornas a tua vida mais variada e viva.
7. Sai à rua (mesmo que só para ir às compras)
Há alturas em que se chega a casa ou chega o fim de semana e só nós dá vontade de deitar no sofá de papo para o ar a ver uma série todo o dia, mas a meio da tarde já estamos fartos daquela vida. Ao mesmo tempo que nos custa sair do sofá e ir fazer algo, perguiçar faz nos sentir mal de estarmos a ser tão pouco produtivos e aborrecermos nos a nós próprios ainda mais de não fazer nada. É dificil arranjar algo para fazer ou uma boa desculpa para sair, especialmente se tivermos sozinhos mas sempre precisamos de ir ao supermercado e só vestir, sair, tratar dos assuntos e voltar já estivemos fora umas horas e tivemos de falar e nos rodear com pessoas. Pode não ser um grande evento social mas é o suficiente para acalmar aquela vozinha inquieta.
8. Fala com um familiar/alguém que confies
Muitas vezes, temos as ideias certas mas não as conseguimos ouvir por sabermos que ao mesmo tempo estamos lado a lado com o inimigo e num instante podemos estar a desmotivar novamente. Nessas muitas vezes, o que precisamos é de alguém que veja as coisas como nós não as podemos ver, uma outra perseptiva, uma voz da razão que nos diga o que não conseguimos ver e que oiça (e nos dê um puxão de orelhas se for preciso).
9. Faz festinhas e fala com o teu animal de estimação
A grande maioria das pessoas tem um animal de estimação o que é bom porque não só ajudam a distrair como são amigos que vão reparar quando não estivermos bem ou cansados e tentar animar-nos ou deixar fazer festinhas e tentar ser pacientes porque sabem que precisamos e também gostam. No entanto nem sempre podemos estar perto deles, quer seja por trabalho ou estudos e custa mas é bom saber que eles sentem o mesmo e vão estar lá quando voltarmos.
10. Encontra coisas para onde dirigir o teu potencial
Acontece que ficamos desmotivados ocasionalmente por não termos nada para fazer e por isso não distrairmos. Assim, encontrar atividades pode ajudar a tirar nos desse estado e não só tornar-nos mais produtivos como realizados. Por exemplo, ir a aulas de coisas que nos interessem (como culinária ou arte) ou arranjarmos uma atividade para os tempos livres como ajudar uma instituição (se possivel), começar um jardim, um blog ou escrever.
11. Faz uma lista das coisas que estás a fazer bem
Estamos tão focados em fazer as coisas bem e estarmos num estado geralmente bom que deixamos por vezes coisas piores que nos acontecerem ou estados menos positivos eclipsar totalmente todas as coisas que fizemos bem, mesmo que não nos pareçam muito ou grandes feitos. Levantaste-te? Lavaste os dentes? Apanhaste o autocarro? Fizeste o jantar? Ultrapassaste mais um dia de trabalho com sucesso? Então parabens, conseguiste fazer muitas coisas bem, e isso merece valorização.
12. Faz algo por ti
Tens andado meeeeeeesmo com vontade de ir comprar aquela palette, ir aquele concerto que viste ou comprar aquele grande aparelhómetro moderno mas não tens tempo ou dinheiro..De vez em quando há que ceder um bocadinho e entregar-se á conhecida arte que nos deu a conhecer o programa Parks And Recreation, 'treat yo'self' ou seja, arranjar paciencia e tempo (e dinheiro, duh) para fazer algo bom por nós, porque afinal, andamos melhor se nos sentirmos melhor. Como é *óbvio* não tem de ser algo complicado ou caro, pode ser comprar uma máscara para a cara, pintar as unhas, ficar em casa em vez de ir fazer algo que pode esperar..
13. Decora a tua casa
Se pensares bem, a tua casa é o teu cantinho. É onde passas a maioria do tempo que não estás a trabalhar, é onde relaxas e por isso deve ser um sitio que gostes e que convide ao conforto e esteja decorado ao teu gosto. A decoração não se faz do dia para a noite, vais comprando coisas e pouco a pouco a casa começa a compor-se. Não tem de ser todas coisas caras, consegue-se encontrar muita coisa bonita por não muito, como umas órquideas para o parapeito da janela ou bancada da casa de banho, umas velas para ambiente, almofadas, posters ou pequenos objetos..Quanto melhor te sentires na tua casa, melhor vais sair pronto para trabalhar e com outra motivação.
14. Rodeia-te de ideais semelhantes e ideias positivas
Não há maneira nenhuma que vás conseguir manter te positiva se te rodeares de pessoas negativas e ideias pessismistas. Tenta encontrar pessoas que sejam parecidas contigo, que acreditem em coisas semelhantes e te façam sentir bem. Ter ideias positivas não é só de facto te-las mas também fazer um esforço por criar um ambiente favorável ao aparecimento destas.
15. Reduz o teu tempo no facebook/twitter/tumblr/ig..
Parece super impossivel mas reduzir não é o mesmo que simplesmente deixar de lá ir. Toda a gente vai a estas redes sociais, são boas para partilhar ideias, novidades, seguir pessoas que admiramos ou encontrar inspiração mas ao mesmo tempo dá nos uma ilusão que toda essa gente que vemos ou conhecemos tem uma vida melhor que a nossa.Isso desmotiva e torna nos infelizes com a vida que temos mesmo não sendo ela má de todo porque nos comparamos aos outros em vez de nos usarmos a nós próprios como modelo. Não faz mal sonhar com certas coisas ou tirar inspiração de outras pessoas mas elas não chegaram onde chegaram por se lamentarem de não ser outra pessoa, construiram o seu caminho. Pequenas doses ao longo do dia são boas mas muito tempo seguido enjoa. Também existem alturas em que devemos evitar ir como à noite ou logo de manhã.
16. Aceita que não és imparcial
Já alguma vez pensaste que se calhar as coisas não estão exatamente como as estamos a ver? Muitas vezes quando nos acontece algo menos bom ou as coisas não vão exatamente como planeado seja por stress, ansiedade, depressão ou cansaço pensamos que tudo correu horrivel e estamos a fazer tudo mal mas será que estamos mesmo? Em vez de pensarmos no positivo ou vermos claramente aquilo que aconteceu, vimos as coisas por lentes distorcidas, porque a nossa razão vai estar sempre no caminho e nem reparamos que o nosso cerebro nos está a enganar. Assim quando acontecer algo pensa, "O que é que realmente aconteceu?" e enumera as coisas que fizeste classificando as como positivas ou negativas. A verdade vai ser que provavelmente as coisas não correram como pensado.
17. Lembra-te que estás a tentar o melhor que podes
Não és perfeito. Vais te espalhar como todos. Vais ter pontos baixos, mas também altos. Às vezes vão ser alternados, mas muitas seguidos. O sucesso não vem do dia para a noite e o progresso não é linear. Não é por teres falhado ou teres tido um dia pior que estas a falhar no geral. O que interessa é que estas a tentar e eventualmente lá vais chegar. É dificil acreditar que sim mas desde que saibas que estás a tentar o melhor que podes e que não és sobrehumano, estás a fazer progresso. Se continuares assim estás no caminho certo, o importante é não parares.
Não és perfeito. Vais te espalhar como todos. Vais ter pontos baixos, mas também altos. Às vezes vão ser alternados, mas muitas seguidos. O sucesso não vem do dia para a noite e o progresso não é linear. Não é por teres falhado ou teres tido um dia pior que estas a falhar no geral. O que interessa é que estas a tentar e eventualmente lá vais chegar. É dificil acreditar que sim mas desde que saibas que estás a tentar o melhor que podes e que não és sobrehumano, estás a fazer progresso. Se continuares assim estás no caminho certo, o importante é não parares.
Tudo vai ficar bem.
6 comentários
Precisava mesmo de um post assim, luv u girl <3
ResponderEliminarConfesso que estava mesmo a precisar assim de uma publicação cheia de energias positivas minha linda. Acho que este tema devia ser muito mais abordado e nunca pensei em fazer uma lista de coisas que faço bem :p
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE
Olá! Acabei de descobrir o teu blog e ler logo um post assim é muito bom! Gostei muito, são dicas incríveis e simples!
ResponderEliminarGanhaste uma seguidora! Espero por ti no meu blog :)
Beijinhos!´
http://missweetie.blogspot.pt/2017/10/a-casa-cheirar-bem-e-o-que-todas-querem.html
Obrigado :) xx
EliminarGostei mesmo muito! Cházinho + velas + passar tempo com os meus gatinhos ajuda-me sempre muito. <3
ResponderEliminarBeijinhos, www.thefancycats.pt
Obrigado. Beber um cházinho e passar tempo com a minha cadela têm o mesmo efeito :) xx
Eliminar