Caro Futuro Universitário
Caro futuro universitário, a tua hora está a chegar. Estás assustado e isso é normal. Provavelmente estás a pensar se fizeste a escolha certa, ou se ela te vai levar a lado algum. Provavelmente te apeteceria muito mais ficares em casa a ver séries ou ouvir música do que ires marrar todos os dias. Provavelmente te sentes desmotivado e o stress começa a fazer efeito. Provavelmente sonhas com coisas impossíveis, querias ser astronauta, cantor, ator, maquilhador (ou qualquer coisa assim), alguém famoso em vez de um futuro engravatado, mas caro futuro universitário, o sucesso dos outros não torna o teu menos importante. Todos trabalham e todos precisam de dinheiro. Todos mostram o que querem mostrar, e tu, haverás de conseguir. A universidade não é só marrar. Vais conhecer pessoal novo, vais exprimentar coisas, vais ser independente. Podes não gostar de estudar, não tens de gostar, mas no final valerá a pena. Pensa no grande objetivo. Vais conseguir um emprego, e arranjar uma casa que vais decorar ao teu estilo, talvez arranjes um animal de estimação, talvez arranjes alguém para partilhar esse espaço mas isso pode esperar.
Caro futuro universitário, não tens uma bola de cristal. Podes advinhar o futuro mas não sabes onde iras acabar. Tanto podes acabar num trabalho onde não te imaginavas para pagares as contas ao fim do mês, como num trabalho que até gostes ou mesmo no teu trabalho de sonho. Entras no curso sem saber onde ele te vai levar e o desconhecido é assustador, é verdade, mas por isso mesmo não podes meter a carroça à frente dos bois e dizer que vais acabar assim ou assado.
Caro futuro universitário, a vida não é só trabalhar. Podes focar-te nos estudos (e deves) mas isso não te impede de perseguires outras coisas que te fazem felizes, e, quem sabe, um dia elas tornarem-se uma parte maior da tua vida. O que estou a tentar dizer é que é bom que sonhes mas não te deixes consumir pelo sonho ao ponto de não conseguires fazer mais nada. Não percas o teu foco. Gostas de escrever? Escreve. Gostas de te pintar? Pinta-te. Mas não te esqueças que deves sempre ter um plano B. Pode correr tudo bem mas também pode correr mal e precisas de uma rede de segurança. Deves sonhar sempre mas não te esqueças de manter os pés no chão. É improvavel que alcançes grandezas se passares o tempo a pensar nelas em vez de te focares nas coisas mais comuns, de viver no momento. Sonhar é importante mas se passares o tempo a pensar nos sonhos como a única maneira de seres feliz, vais sempre ser dominado pelo medo e a pressão e nunca lá chegarás. Muitas das pessoas que alcançaram grandes feitos não faziam a mínima ideia que lá chegariam um dia, e foi isso que lhes permitiu lá chegar. "O medo mata mais sonhos do que o falhanço alguma vez matará."
Caro futuro universitário, vais passar por dificuldades como todos os outros. Quer seja a nível de fazeres o curso, superar os "cadeirões" (Eu chamo lhes sofás), de arranjares emprego ou a nível mental. Não interessa se estás à rasquinha no curso, se estás super deprimido ou mesmo se estás a fazer tudo na boa. O que interessa é que apesar disso continuas, "não interessa o quão lento vais, desde que não pares". Também não sabes as dificuldades dos outros, mas fica sabendo que seja lá o que estiveres a passar, que não estás sozinho e isso pode fazer toda a diferença.
Por isso, caro futuro universitário, não temas. Podemos ser aqueles que nos conhecem melhor mas também somos os nossos piores inimigos. Por mais mal que aches que te estás a safar, estás a fazer um trabalho muito melhor do que aquilo que pensas. É super díficil desligar aquele botãozinho no nosso cerebro que analisa até ao extremo todo o mais minusculo aspeto das coisas e que pensa se não podiamos estar a fazer outra coisa ou então simplesmente nada. Não penses mais nisso. Fecha os olhos, respira fundo e segue em frente. You got this.
0 comentários